O objetivo do curso é preparar o aluno com as competências necessárias para viver o Jornalismo, incentivando a capacidade reflexiva, agilidade e domínio tecnológico.

Nada é mais conectado que o Jornalismo. Hoje, a notícia está no papel, no ar, on-linefull-time. A notícia precisa estar onde o leitor está e andar no ritmo do acontecimento. O objetivo do curso é prepará-lo com as competências necessárias para viver o Jornalismo, incentivando a capacidade reflexiva, agilidade e domínio tecnológico.

Vagas

80*

Duração

8 Semestres

Turno

Manhã / Noite

Ingresso

Verão e Inverno

* 40 vagas para o turno da manhã e 40 vagas para o turno da noite

Investimento

Valores válidos para 2017 1ª mensalidade: R$ 2.255,85 Da 2ª à 6ª mensalidade: R$ 2.315,50

É obrigatório matricular-se em todas as disciplinas apenas no 1º semestre. SAIBA MAIS

CRÉDITOS E
BOLSAS
Conheças as possibilidades de auxílio financeiro que oferecemos.

O curso aborda...

O curso tem disciplinas práticas e teóricas em todos os semestres. Nos laboratórios, os alunos atuam paralelamente às atividades de sala de aula, aliando prática e conhecimentos técnicos e teóricos. As matérias específicas de Jornalismo são estudadas desde o começo do curso. Também há disciplinas na área da Comunicação e eletivas, que você pode cursar em outras Unidades Acadêmicas.

O profissional formado...

Formado, você deverá estar preparado para atuar não mais em uma única mídia, mas numa complexa rede de linguagens na qual se transformou a atividade jornalística. Apesar de tanta tecnologia, não dá para esquecer que o Jornalismo é feito por pessoas e para pessoas, então, os princípios éticos e sociais são a base da formação. Você será capaz de: registrar fatos jornalísticos, interpretando, explicando e contextualizando as informações; dominar as técnicas de entrevista e reportagem; desempenhar funções de gestão e administração; produzir conteúdo em diversas linguagens e formatos (áudio, vídeo, fotografia, etc.) para diferentes suportes e plataformas (impresso, televisão, rádio, Internet, dispositivos móveis). VER, OUVIR e CONTAR. Essa será a sua vida!

Estar atualizado é praticamente sinônimo de jornalista. E para isso, é preciso mais do que informação. A PUCRS oferece um Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (especialização, mestrado e doutorado). Os professores do programa ministram disciplinas na graduação, orientam monografias e incentivam o envolvimento dos estudantes em projetos de pesquisa.

Quanto ao mercado de trabalho, o jornalista pode trabalhar em grandes empresas de comunicação, em assessorias de empresas públicas e privadas e no terceiro setor. Pode também montar a sua empresa ou startup. Oportunidades em operações multimídia merecem destaque, além do mercado que novos profissionais têm aberto de maneira criativa e empreendedora.

FALE COM
A GENTE
Podemos te ajudar.
Entre em contato!

EDUCAÇÃO
CONTINUADA

A PUCRS oferece diversas opções de pós-graduação para o aluno continuar sua especialização na área desejada e se destacar no mercado de trabalho ou no meio acadêmico.

DEPOIMENTO DE QUEM FAZ

Veja o que alunos, professores e diplomados acham do curso e sua experiência acadêmica na PUCRS.
5

O curso de Jornalismo da PUCRS recebeu classificação máxima pelo Guia do Estudante 2017.

A PUCRS é a melhor Universidade não pública da Região Sul, segunda melhor do país e primeira no quesito inovação, segundo Ranking Universitário da Folha.

Fique Por Dentro

Receba informações sobre o Vestibular PUCRS!

Cursos Relacionados

Explore outras opções de graduação oferecidas na PUCRS.