"Estudei um semestre na Suécia através dos programas da PUCRS e apoio dos professores, que sempre salientaram que nós, estudantes, podemos ir além. Encontrei na PUCRS um lugar para viver o mundo acadêmico."

GIORDANA SALVI DE SOUZA | ALUNA DO CURSO DE FÍSICA MÉDICA

"Estudei um semestre na Suécia através dos programas da PUCRS e apoio dos professores, que sempre salientaram que nós, estudantes, podemos ir além. Encontrei na PUCRS um lugar para viver o mundo acadêmico."

GIORDANA SALVI DE SOUZA | ALUNA DO CURSO DE FÍSICA MÉDICA

Física: Física Médica

Bacharelado

Física: Física Médica

Bacharelado

O curso conecta Física e Medicina para ajudar a garantir diagnóstico e terapia adequados às pessoas.

De médico e louco todo mundo tem um pouco. Mas de médico e físico, só o profissional de Física Médica. O curso aborda temas de Física Clássica, Moderna e Contemporânea, com foco teórico-experimental, além de Anatomia, Fisiologia e Biofísica. É a área que se dedica a conectar Física e Medicina para, claro, ajudar a garantir diagnóstico e terapia adequados às pessoas.

Vagas

60*

Duração

8 Semestres

Turno

Noite

Ingresso

Verão

* Vagas distribuídas entre Bacharelado e Licenciatura

Investimento

Valores válidos para 2017 1ª mensalidade: R$ 1.353,52 Da 2ª à 6ª mensalidade: R$ 1.246,16

É obrigatório matricular-se em todas as disciplinas apenas no 1º semestre. SAIBA MAIS


A estrutura da grade de horários adotada pela Universidade define um tempo de duração da hora-aula nos turnos manhã e tarde (50min), diferente do turno da noite (45min), sendo o valor das mensalidades do curso o mesmo, independentemente do turno.

CRÉDITOS E
BOLSAS
Conheças as possibilidades de auxílio financeiro que oferecemos.

O curso aborda...

As disciplinas desenvolvem competências para a formação de um profissional com perfil pesquisador e interdisciplinar. As principais abrangem conteúdos relativos à Física das Radiações Ionizantes e Não Ionizantes, Radiologia, Medicina Nuclear, Radioterapia, Proteção Radiológica, Ressonância Magnética, Ultrassom e Processamento de Imagens Médicas. Além disso, são realizados estágios em hospitais, clínicas e órgãos de vigilância sanitária.

O profissional formado...

Com o diploma em mãos, o profissional pode atuar em instituições de ensino e pesquisa, de saúde e de vigilância sanitária, empresas de informática, equipamentos eletromédicos e de medição. Resumindo: o trabalho vai muito além de entender e manusear equipamentos. O físico médico pode atuar na formação de profissionais da saúde, no desenvolvimento de pesquisas, em programas de garantia da qualidade, na dosimetria das radiações e na proteção radiológica. Concursos públicos também oferecem vagas na área.

Todas as profissões que envolvem tecnologia e saúde pedem atualização constante. Dá para continuar os estudos em cursos de pós-graduação nas áreas da própria Física, da Engenharia e da Medicina, entre outras. Você poderá pesquisar em física médica, nanociências, biomateriais, instrumentação biomédica dentre outras áreas.

O mercado de trabalho proporciona que você atue na garantia da qualidade de equipamentos; na proteção radiológica de pacientes e trabalhadores em saúde; no planejamento em radioterapia; no monitoramento das radiações. Você poderá prestar consultoria na compra e venda de equipamentos eletromédicos e na capacitação de trabalhadores em saúde. É crescente a demanda de físicos nas indústrias, principalmente na área de equipamentos eletromédicos e metrologia. Esta uma área propícia para os empreendedores, que podem inclusive abrir seu próprio negócio.

FALE COM
A GENTE
Podemos te ajudar.
Entre em contato!

EDUCAÇÃO
CONTINUADA

A PUCRS oferece diversas opções de pós-graduação para o aluno continuar sua especialização na área desejada e se destacar no mercado de trabalho ou no meio acadêmico.

DEPOIMENTO
DE QUEM FAZ

Veja o que alunos, professores e diplomados acham do curso e sua experiência acadêmica na PUCRS.
4

O curso de Física da PUCRS recebeu classificação 4, sendo 5 o grau máximo, na avaliação do Guia do Estudante 2017.

A PUCRS é a melhor Universidade privada do Brasil segundo o Ranking Universitário da Folha 2017.

Fique Por Dentro

Receba informações sobre o Vestibular PUCRS!

Cursos Relacionados

Explore outras opções de graduação oferecidas na PUCRS.