A fórmula para ser um bom engenheiro é multiplicar dedicação pelo talento.

O curso trata de cinco grandes áreas de concentração: materiais, processos de fabricação, projeto mecânico e mecânica computacional; fluido-térmica e energia, automação e controle industrial.

Vagas

60

Duração

10 Semestres

Turno

Tarde / Noite

Ingresso

Verão e Inverno

Investimento

Valores válidos para 2017 1ª mensalidade: R$ 2.255,85 Da 2ª à 6ª mensalidade: R$ 1.838,44

É obrigatório matricular-se em todas as disciplinas apenas no 1º semestre. SAIBA MAIS

CRÉDITOS E
BOLSAS
Conheças as possibilidades de auxílio financeiro que oferecemos.

O curso aborda...

As principais disciplinas estão conectadas às cinco áreas de concentração: Materiais (metais, polímeros, biomateriais, semicondutores, compósitos); Processos de Fabricação (fundição e lingotamento, usinagem, torneamento, forjamento, gestão e automação da manufatura); Projeto Mecânico e Mecânica Computacional (projeto conceitual, criação, desenho e cálculo de máquinas e produtos, passando pela seleção dos materiais); Fluido-Térmica e Energia (transferência de calor, planejamento energético, controle e prevenção da poluição); Automação e Controle Industrial (projeto e construção de robôs, análises de vibrações e eletrônica industrial, aplicação de técnicas de inteligência artificial, etc.). É tanta coisa que só alguém com vocação para a engenharia é capaz de entender. Se este for o seu caso, você já deve estar se divertindo.

O profissional formado...

Com o diploma em mãos, você estará pronto para atuar em atividades de concepção, planejamento, projeto, análise, fabricação, instalação, padronização, controle de qualidade, manutenção e operação de máquinas, equipamentos mecânicos e eletromecânicos; sistemas de geração, transmissão e utilização do calor, refrigeração, ar condicionado, elevadores, veículos etc. Quando o assunto é máquina, nada escapa ao engenheiro mecânico.

Agora, falando do mundo lá fora: o mercado de trabalho está em alta. Muitas vagas foram abertas nos últimos anos. E profissional competente sempre encontra boas oportunidades. Setores importantes para o Brasil, como indústrias de petróleo e gás, naval, automobilística, aeronáutica, de mineração e de energias renováveis sempre precisam de engenheiros mecânicos. Mas a atuação desse profissional pode ir muito além do mundo industrial: prestar assessoria e consultoria na área judicial (avaliações e perícias) também são boas oportunidades para crescer. Opções não faltam. Só depende do projeto que cada engenheiro desenvolver para a própria carreira.

Se quiser continuar os estudos, a PUCRS oferece opções na área de Engenharia e Tecnologia de Materiais, envolvendo as Faculdades de Engenharia, Química e Física. O curso de pós-graduação visa à capacitação de pesquisadores, docentes e profissionais de nível superior.

 

FALE COM
A GENTE
Podemos te ajudar.
Entre em contato!

EDUCAÇÃO
CONTINUADA

A PUCRS oferece diversas opções de pós-graduação para o aluno continuar sua especialização na área desejada e se destacar no mercado de trabalho ou no meio acadêmico.

DEPOIMENTO DE QUEM FAZ

Veja o que alunos, professores e diplomados acham do curso e sua experiência acadêmica na PUCRS.
4

O curso de Engenharia Mecânica recebeu classificação 4, sendo 5 o grau máximo, na avaliação do Guia do Estudante 2016

A PUCRS é a melhor Universidade não pública da Região Sul, segunda melhor do país e primeira no quesito inovação, segundo Ranking Universitário da Folha.

Fique Por Dentro

Receba informações sobre o Vestibular PUCRS!

Cursos Relacionados

Explore outras opções de graduação oferecidas na PUCRS.